segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Markdown


Markdown é uma forma de representar formatação de texto inventada por John Gruber. Através desta estrutura, no próprio texto puro é possível indicar sua formatação. Por exemplo, se escrevermos a palavra *teste* ela será interpretada em itálico em editores markdown.

"Markdown is intended to be as easy-to-read and easy-to-write as is feasible.Readability, however, is emphasized above all else. A Markdown-formatted document should be publishable as-is, as plain text, without looking like it's been marked up with tags or formatting instructions."

Há outras aplicabilidades deste conceito que vão além da sua utilização na web. Por exemplo, você pode estar momentaneamente num computador que só tenha o Bloco de Notas, mas pode iniciar um trabalho textual sem abrir mão de indicar a formatação que deverá ser exibida posteriormente através dos editores markdown.

Esta idéia contribui com minha atual tendência na escolha de formatos de arquivos de trabalho. Quanto mais rapidamente a indústria tecnológica avança ofertando equipamentos e aplicações vantajosos do dia para noite, mais isso fortalece minha crença de que o ideal é a adoção de formatos mais simples e universais, que possam ser lidos em qualquer plataforma, qualquer dispositivo. Trata-se de viabilizar a possibilidade de intercâmbio de informações entre dispositivos e sistemas, algo cada vez mais comum nesta era da mobilidade.

domingo, 27 de outubro de 2013

Gravar tela do Mac





Você pode usar o QuickTime Player para fazer uma gravação de vídeo da sua tela ou apenas uma região da sua página e salvá-la como um arquivo de filme para visualização posterior. Isso pode ser útil para mostrar a alguém como executar uma tarefa, fluxo de trabalho ou treinamento.
Escolha Arquivo > Nova Gravação de Tela. Para iniciar a gravação do que está acontecendo na sua tela do Mac, clique no botão de gravação redondo.
Você pode gravar parte da tela ou a tela inteira:
  • Se você desejar gravar a tela inteira, clique em qualquer local na tela e inicie a gravação.
  • Para gravar apenas uma parte menor da tela, arraste o ponteiro para selecionar a região da tela que deseja gravar e clique no botão Iniciar Gravação na região.
Para interromper a gravação, você pode clicar no botão parar na barra de menus ou pressionar a combinação de teclas Command + Control + Esc (de uma só vez) no teclado.
Se você clicar no ícone de triângulo mais opções serão exibidas, como escolher entre usar o microfone integrado ao Mac, um microfone externo conectado ao Mac, um microfone integrado a um monitor da Apple conectado ou não usar nenhum microfone. O triângulo também permite que você ajuste a qualidade final da sua gravação da tela, selecione se os cliques do mouse serão ou não exibidos durante a gravação (o ponteiro é destacado quando você clica) e selecione qual o local (no seu Mac) para salvar sua gravação da tela quando estiver concluída.
Dica: Alterar a qualidade de Média para Alta resultará em um arquivo de filme com qualidade superior, mas com um tamanho grande.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

IFTTT - put the internet to work for you

O IFTTT (gift sem "g" e com 3 "ts" no final) intercambia serviços na Web, permitindo configurar algumas ações que automatizam processos e facilitam nossa vida.
Bem simples de ser usado, até mesmo por leigos, baseia-se em uma regra (condição) que deverá ser atendida para que a ação seja executada a seguir.
Podemos criar ou adotar inúmeros modelos prontos disponíveis no app. Dentre as aplicações podemos salvar automaticamente todas as fotos do Instagram para o Dropbox, todos os dias enviar um email se for chover, criar um texto no dropbox através de um email, avisar por email quando for adicionado um novo livro gratuito na Amazon, inserir atualizações de feeds em um arquivo texto no Google Drive, e outros.
O serviço é gratuito, mas infelizmente apenas para iOS.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Chegou?


"Chegou?" é o nome do app que o ajudará a rastrear suas encomendas do Correio através do celular. Muito simples para utilizar, basta cadastrar o código de rastreamento e definir uma descrição. A cada atualização de status há uma notificação. É gratuito para rastreamento nacional, e tem versões para iOS e Android. Fornecedor: Fernando Saragoca.