Já citei aqui como gosto de otimizar o tempo quando estou dirigindo. Por esta razão é muito comum que eu utilize o smartphone conectado via bluetooth com a central multimídia do carro para escutar aulas, artigos, livros etc. Os aplicativos TTS - text to speech - são as ferramentas que transformam o texto escrito em fala e que proporcionam este aproveitamento do tempo.
Um exemplo deste tipo de ferramenta é o Voice Dream, para iOS, que graças aos seus atributos, merece destaque neste post. O Voice Dream reúne recursos que me fizeram migrar para ele. Não apenas arquivos de texto são transformados em voz, mas também as fontes em word e PDF e links de páginas web. Também possuir sincronia com os arquivos armazenados no Pocket*, e ambos formam uma dupla infalível.
Tela inicial do Voice Dream |
Dentre os recursos podemos citar:
- integração com o Dropbox, Google Drive, Pocket, Evernote, Instapaper, Bookshare;
- permite escolher ajuste de velocidade de leitura;
- é possível organizar os artigos em pastas;
- transfere o som via bluetooth, permitindo utilizar o som do carro para ouvir.
- a voz "Ricardo", que possui qualidade excelente.
Aplicativos compatíveis (integração) |
Tela de execução do programa |
Tela de configurações e ajustes |
*Pocket: este aplicativo funciona como se fosse uma pasta onde você armazena em modo offline artigos de seu interesse para leitura posterior ou simplesmente para guardá-los. Possui integração com vários apps do iPhone, por exemplo Flipboard, Pulse, Safari e outros, sendo possível enviar artigos diretamente destes aplicativos para o Pocket.
Tela do Pocket |