segunda-feira, 30 de julho de 2012

Produtividade nos estudos com Tecnologia

Compartilho uma dica que testei e funciona muito bem.

Desde que necessitei relembrar o inglês, estou sendo torturado com um livro de vocabulário. Mas descobri uma maneira bem legal de aproveitar a tecnologia para os estudos. Eu digito todas as palavras de cada lição num documento de texto, e assim treino a escrita. Depois uso o recurso de "fala" do computador, com o idioma inglês, para que este texto seja "falado" pelo computador. 


Com algum recurso para gravação (pode ser no computador, gravador, no celular, etc), capturo este áudio, e após cada palavra que o computador "fala" eu digo a tradução.  Ou seja, o arquivo final será composto pela pronúncia em inglês feita pelo computador e as traduções com minha voz. 


Depois basta transferir este arquivo para escutar no celular nas horas vagas, ou para um pen drive para ouvir no carro durante um congestionamento.

Quem utiliza o iTunes ou outros gerenciadores de MP3, conta com o recurso de editar informações do arquivo de áudio, como por exemplo: o álbum, o título da música, o estilo, o intérprete. Dentre estas opções é possível inserir a letra da música para que seja visualizada durante a reprodução. Aproveite e coloque neste campo o conteúdo do arquivo texto que você digitou para consultar a forma escrita enquanto ouve o áudio.


Parece complicado, mas é bem rápido de fazer, e pode ser adaptado para estudos de outros assuntos. 


Duas observações importantes:
1) Se alguém não tiver o recurso de fala nativo no computador, basta pesquisar no Google por "text to speech" ou "TTS". Há vários programas que cumprem esta função, e alguns gratuitos.
2) Para que haja uma pausa após cada palavra que o computador irá reproduzir, adicione alguns ";" (sem as aspas). Descobri que o ponto e vírgula gera uma pausa. Teste a quantidade de acordo com sua necessidade, pois é nestas pausas que eu leio a tradução.


Comentem suas experiências e adaptações.

2 comentários:

  1. Quisera eu ter a mesma paciência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, é simples. Lendo parece complicado, mas é bem rápido fazer. Demorei apenas para testar todas estas possibilidades.
      ; ]

      Excluir

Comentários ofensivos, discriminatórios, que denigram pessoas, empresas, instituições não serão publicados.