quinta-feira, 29 de maio de 2014

Timestamp (marca temporal) no Excel

O Excel possui uma função para preencher automáticamente uma célula com a data ou hora atual, que possui a seguinte sintaxe:
=AGORA()

Esta função é útil, por exemplo, se inserida no rodapé de um determinado documento para que a impressão apresente sempre a data e hora atuais.

Mas, por ser uma função volátil, este valor irá modificar-se cada vez que a planilha for calculada, por exemplo, ao fechar e abrir novamente o arquivo. Isto não será funcional nos casos em que se deseja que o registro da data/hora de um dado momento seja mantido. Para realizar este timestamp, há duas formas:

1) Utilizando teclas de atalho
Ctrl+; é inserida a data na célula corrente
Ctrl+: insere a hora atual na célula corrente

2) Utilizando combinação de funções com referência circular
Para esta forma de uso, é preciso habilitar a funcionalidade que permite referências circulares, que por padrão normalmente vem desabilitada:
MS-Excel (até a versão 2007) Menu Ferramentas > Opções… > Aba Cálculos > Iterações
MS-Excel (a partir da versão 2007) Botão Office > Opções Excel > Fórmulas > Iterações
LibreOffice (Openoffice.org ou BrOffice) Menu Ferramentas > Opções… > LibreOffice Calc > Calcular > Referências Iterativas

Após a ativação, a exibição de uma marca temporal pode ser reduzida à seguinte questão:
Se a célula não estiver preenchida, receberá a data e hora atuais. Se estiver, permanecerá como está.

Suponha uma planilha com duas colunas. Na primeira são inseridos textos, e na segunda a data/hora atual. À medida que valores são inseridos na coluna A, a marca temporal é registrada na coluna B. Nesse caso, a fórmula para a célula B2 seria algo como:
= SE( A2 <> ""; SE( B2 = ""; AGORA(); B2 ); "" )

Basicamente, são duas funções SE() aninhadas: a primeira verifica se um valor foi digitado na coluna A, a segunda faz uma referência circular ao atribuir o conteúdo da célula B2 à própria célula B2. Como o valor da função AGORA() só é avaliado quando a célula não possui um valor inicial, obtemos uma marca temporal, avaliada apenas uma vez, na atribuição inicial.

Este post é uma adaptação do conteúdo em http://www.jlcarneiro.com/como-obter-uma-marca-temporal-timestamp-no-excel/

quarta-feira, 28 de maio de 2014

É possível restringir o uso de aplicativos no seu iPhone para permitir que seu filho brinque com o aparelho

Neste post abordarei duas formas de restringir o uso de alguns aplicativos no iPhone, que serão úteis principalmente quando se entrega o aparelho nas mãos de uma criança sedenta por jogar, mas cuja curiosidade pode acidentalmente apagar/modificar algo importante no aparelho.

Primeira maneira: RESTRIÇÕES
O recurso chamado Restrições, mediante senha, inibe o uso de alguns aplicativos no aparelho. Este recurso pode ser habilitado no item "Restrições", que fica no "Ajustes/Geral". Nas configurações há uma lista dos aplicativos e funções que podem ser liberados ou não, basta fazer sua escolha. Mas há um problema que ocorreu após o uso no meu aparelho: praticamente todos meus ícones de apps ficaram fora das pastas nas quais eu os havia organizado. E prá quem tem 282 apps instalados o transtorno é grande, o que me desencorajou a usufruir deste recurso.

Segunda maneira:  ACESSO GUIADO
Habilite o recurso através de Ajustes/Geral/Acessibilidade/Acesso Guiado. Útil apenas para quem deseja liberar um único aplicativo.
Depois de habilitar o recurso, abra o aplicativo que ficará liberado, de um triplo clique no Home Button, desenhe com o dedo sobre os botões/regiões do aplicativo que não poderão ser utilizados, e clique em iniciar o uso. Será requisitada uma senha, pois para sair deste modo de uso, será necessário dar novamente um triplo clique no Home Button e fornecer esta senha cadastrada. Esta é a maneira que recomendo!


Há Tanto Tempo que Te Amo

Lindo filme, delicado e eu diria que minimalista. As informações para a compreensão do filme são fornecidas apenas nos momentos em que são fundamentais, e na dose necessária. Nada é excessivo. A atriz possui uma interpretação ímpar, pois uma boa parte do tempo ela fica quieta e transmite seus sentimentos apenas pela expressão facial.
Destaque para a cena em que encontra sua mãe.


Sinopse e detalhes
Após 15 anos de ausência e rejeição, Juliette Fontaine (Kristin Scott Thomas) retorna à sua família. Léa (Elsa Zylberstein), sua irmã mais nova, decide abrigá-la em sua casa, onde mora com o marido, as duas filhas e o sogro. Porém aos poucos a causa que fez com que Juliette ficasse tanto tempo afastada volta a atormentá-los.
Título original: Il y a longtemps que je t'aime
Distribuidor: PARAMOUNT PICTURES
Ano de produção: 2008
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-126893/)

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O Fabuloso Destino de Amélie PoulainO Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um daqueles filmes que eu classificaria como "delicioso". Leve, engraçado, estranho, assim é o filme. Amélie tem uma doçura mesclada com ingenuidade e malícia, e acho que esta é a fórmula que torna a personagem encantadora. Eeu recomendaria este filme para qualquer um que quisesse fazer cinema. As tomadas são muito diferentes, a produção é muito boa, bem diferente do que estamos acostumados. Há também um retrato do trivial de uma forma bem artística. Bem interessante o filme!

terça-feira, 1 de abril de 2014

10 coisas que você não sabia que seu iPhone pode fazer



Hoje reproduzirei aqui as dicas que a Rebeca que trabalha comigo compartilhou. Extraí integralmente do site http://www.administradores.com.br/mobile/noticias/tecnologia/10-coisas-que-voce-nao-sabia-que-seu-iphone-pode-fazer/86242/. São dicas bem interessantes, veja!

10 coisas que você não sabia que seu iPhone pode fazer

Existem algumas funções do aparelho que poucas pessoas conhecem. Selecionamos 10 e explicamos como usar. Confira

Redação Administradores.com,

Justin Sullivan/Thinkstock
1. Fazer um código de acesso com letras, em vez de apenas números
- Vá em Configurações > Geral > Código de Acesso
- Desative a configuração que diz "Código de acesso simples"
- Uma tela vai aparecer pedindo para que você mude o seu código de acesso, com um teclado QWERTY completo.
Na próxima vez que você desbloquear seu telefone, o teclado vai aparecer, em vez de apenas o numérico.
2. O Siri pode ler os seus e-mails em voz alta (apenas para mensagens em inglês)
Diga ao Siri "read my email" ("leia meu e-mail") e ela obedecerá. Você ouvirá o nome do remetente, a data/hora da mensagem e o assunto da mensagem. Você também pode instruir "read my latest email" ("leia meu último e-mail") ou perguntar "Do I have email from [person]?" ("Eu tenho e-mail de [nome da pessoa]?")
3. Ver a hora e o dia em que uma mensagem foi enviada

Apenas deslize os balões com as iMessages e irá aparecer o indicador com a hora e dia que a mensagem foi enviada.
4. Saber quais aviões estão sobre sua cabeça
Pergunte ao Siri "What flights are above me?" ("quais voos estão acima de mim?") ou apenas diga "planes overhead"("aviões em cima") e ela irá mostrar um quadro com todos os aviões e os números dos voos, com suas altitudes e ângulos.
5. Balance o seu iPhone para deletar um texto
Você mudou de ideia sobre o que acabou de digitar? Balance o celular e uma caixa de "desfazer a digitação" vai aparecer. Se você mudar de ideia logo após clicar em desfazer, pode balançar o celular novamente e verá a caixa para "refazer a digitação".
6. Visualize facilmente uma versão mais detalhada do calendário
Vire o seu celular para o modo horizontal quando estiver no app do calendário, para ver uma versão mais detalhada dos compromissos.
7. Use o seu telefone como um nivelador

Deslize o app da bússula para a esquerda e você terá acesso a um nivelador.
8. Tire um conjunto de fotos de uma única vez

Ao segurar o botão de disparador da câmera, automaticamente você ativa a função que tira várias fotos de uma única vez.
9. Adicione vibrações personalizadas
No aplicativo de contatos, você pode ativar diferentes padrões de vibração para diferentes contatos; isso é bom para quem mantém o celular no bolso, então você poderá distinguir - sem usar as mãos - entre uma mensagem de texto ou um e-mail do seu chefe.
10. Coloque o telefone no modo avião e ele vai carregar duas vezes mais rápido

Ótima solução para quem precisa carregar o celular rapidamente em um bar.
Com informações do BuzzFeed.

domingo, 30 de março de 2014

Presenter Logitech R800

Hoje comentarei do apresentador de slides Logitech R800. Há algum tempo procuro um apresentador que funcione com Mac, além de funcionar com o PC. Nas embalagens nem sempre é informada a compatibilidade com Mac OS, mesmo que esta compatibilidade exista. É o caso deste modelo da Logitech (http://www.logitech.com/en-us/product/professional-presenter-r800). A indicação da compatibilidade foi de um palestrante da Campus Party.
Testei e funciona perfeitamente no Power Point para Mac (não tenho o Keynote para testar). Estou muito satisfeito. Tem um design bonito, é leve, anatômico, tem laser verde. Permite definir o tempo total de apresentação, e o tempo restante é mostrado no visor em forma numérica e gráfica. Também tem recursos de "tela preta", que faz exatamente o que o nome diz. Achei excelente para quando queremos a atenção da platéia exclusivamente para quem apresenta.
Ou seja, estou muito satisfeito!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Criando um arquivo de log com o Bloco de Notas


Quem me conhece sabe que para anotações simples sou fã de editores de texto sem formatação, no caso do Windows o Bloco de Notas e no caso do macbook o Editor de Texto.
No trabalho gosto de fazer históricos separados para cada projeto/atividade, e para isso utilizo o Bloco de Notas. Hoje descobri uma funcionalidade bem prática para adicionar automaticamente data e hora dentro do arquivo.
Crie um novo arquivo no Bloco de Notas, e no canto superior esquerdo digite ".LOG" sem as aspas e em maiúsculas, utilizando o ponto antes da palavra. Posicione o cursor numa determinada linha do arquivo e salve-o. Feche e abra o arquivo e notará que a data e hora atuais aparecerão na linha onde você posicionou o cursor. Isso ocorrerá cada vez que abrir o arquivo novamente. Prático não?

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O Homem que ri

Recomendo este filme, belíssimo e delicado. Assisti no celular, durante um vôo. Uma história simples mas comovente que recomendo. Conta com a excelente participação de Gérard Depardieu que dispensa apresentações.
Lançamento (1h33min
Dirigido por
Com Marc-André Grondin, Gérard Depardieu, Emmanuelle Seigner mais
Gênero Drama , Romance
Nacionalidade França





Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-194176/

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Malwarebytes : Anti-Malware



Malwarebytes
Um bom programa recomendado pelo Rodrigo Barbosa para acabar com algumas pragas no PC, principalmente aquelas que não são detectadas pelo antivírus. Tem versão freeware e paga, sendo que a versão paga tem proteção em tempo real.
www.malwarebytes.org/