terça-feira, 1 de maio de 2012

Print Screen - PC, Mac, iOS, Android

Se você necessita fotografar uma tela, então precisa do recurso chamado "print screen" ou tirar um "snapshot". Abaixo seguem as dicas para utilizar este recurso:

PC: Basta pressionar a tecla "print screen". A tela atual será enviada para a área de transferência. Para utilizar a tela capturada em algum software, basta "colar" com CRTL+V. Se ao invés de capturar a tela inteira você necessitar apenas uma janela aberta, basta pressionar as teclas ALT+Print Screen.

iOS: Escolha a tela que quer capturar e pressionar simultaneamente os botões "home button"e "power". Você ouvirá um barulho semelhante ao de máquina fotográfica e a tela piscará. Neste momento a imagem será salva na sua biblioteca de fotos.

Android: Através das pesquisas que fiz, o Android não possui recurso nativo para fazer "print screen". Portanto é necessário o uso de software específico. Ainda não testei e quem quiser dar dicas, por favor, deixe nos comentário. Tenho dica de dois aplicativos que são contribuição do Josenei, mas ainda não testei: ScreenShoter e o Screen Shot.

Mac: O Mac é o que possui de forma nativa os recursos mais elaborados. Veja a listagem a seguir (fonte: http://gc.blog.br/2007/07/14/como-fazer-print-screens-no-mac-os-x/)


command+shift+3: Captura a tela inteira e salva numa imagem no seu Desktop (Mesa), em formato PNG.

command+shift+4: Captura uma parte da tela que você escolher, e salva no seu Desktop. Ao usar esta combinação, o cursor do mouse vira um alvo e você seleciona a área que quer capturar. Você arrasta e quando soltar ele automaticamente captura a tela.

command+shift+4 e depois barra de espaço: Se você usar a combinação anterior (command+shift+4) e em seguida apertar a barra de espaço, o ponteiro do mouse que era um alvo vira uma câmera, e você pode clicar com ela em cima da janela que você quer para capturar somente ela e salvar a imagem no seu Desktop.

qualquer combinação+ctrl: Ao invés de salvar a imagem no Desktop, a imagem fica no clipboard e você pode colar no programa que desejar, sem gerar uma imagem automática.

alterar o formato do arquivo: É possível escolher o formato do arquivo que o print screen gera, pode ser PDF ou PNG. Para alterar esta opção, abra o Terminal e digite o comando “defaults write com.apple.screencapture type pdf” e pressione enter. Desta forma você altera o formato do arquivo para PDF. Para alterar para PNG, basta substituir no comando o pdf por png. Você deve fazer logout ou reiniciar o Mac para que esta alteração passe a valer.
E então? É fácil ou não é?

E não para por aí! Em todas as capturas de tela feitas através destes comandos, as imagens são armazenadas em formato PNG (Potable Network Graphics) que como o próprio nome já indica é um formato de imagem compactado, ou então em PDF que também não fica com a qualidade muito boa. Se você precisar de print screens com maior qualidade, você pode utilizar o programa Grab, que vem com o Mac OS e fica na pasta Utilities (Utilitários). Ele salva as imagens em formato TIFF com alta resolução. Ele é bem simples de usar e dispensa maiores explicações.

Atualização em 03/08/2013:

Travar X ou Y: enquanto você está arrastando e definindo a área, se você pressionar SHIFT irá travar a largura ou altura enquanto define o tamanho. Sabe quando a altura está certa e só falta acertar a largura, mas aí você mexe e perde a altura que estava certa?! O uso do shift nessa hora assegura que não teremos problemas. Ele libera apenas a primeira coordenada que você mover. Então se manter pressionado o shift e só mover o cursor para o lado a altura estará travada, e vice versa.

Redimensionar a partir do centro: enquanto você está arrastando o cursor para definir a área de captura, mantendo pressionada a tecla OPTION você fará com que o redimensionamento da tela seja em função do centro e não do canto oposto.


Mover a área de captura: enquanto você está arrastando o cursor para definir a área de captura, mantendo pressionada a tecla BARRA DE ESPAÇO você poderá mover a área de captura sem alterar seu tamanho. É super útil quando você quer primeiro definir uma área de captura exata, para depois posicionar e disparar a “foto” em si.

Um comentário:

  1. O meu marido parecia uma criança quando descobriu a dar print na tela do Ipad...Viva a tecnologia!!!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, discriminatórios, que denigram pessoas, empresas, instituições não serão publicados.